A importância do estudo biomecânico da corrida

Provavelmente já te dirigiste a uma loja de artigos desportivos e realizaste algo a que chamaram “estudo biomecânico de corrida” e que como resultado disseram-te se a tua passada era pronada, neutra ou supinada.

Pois bem, esta análise da passada não se compara a uma avaliação biomecânica, em que te são fornecidos dados importantes acerca da tua cadência, fase de apoio, longitude da passada, melhor calçado, entre outros.

E porquê fazê-lo?

Os objetivos principais de uma análise biomecânica são a prevenção/tratamento de lesões e a melhoria do rendimento desportivo, passando pelo auxílio na escolha adequada do calçado (ténis).

Em que consiste?

Com o auxílio da videografia, o exame consiste na análise postural do indivíduo, na análise biomecânica da sua corrida, completada por testes neuromusculares. Desta forma são recolhidas as informações necessárias para um melhor padrão de corrida e um treino mais eficiente. São igualmente identificados potenciais problemas, resolvidos com tratamentos específicos de fisioterapia.

Collage_Fotor4

Encontrando a causa de uma determinada lesão é possível tratá-la e prevenir a sua reincidência.

Nos dias de hoje, a corrida tornou-se uma atividade frequente. Infelizmente, as lesões associadas são também cada vez mais comuns. As pessoas precisam de saber mais acerca da sua corrida, do seu corpo, das suas capacidades e limitações, para dessa forma o puderem realizar em maior segurança.

 

 

Elaborado pela Fisioterapeuta Ana Fidalgo/Physiokinesis -Clínica Fisioterapia

 

Bons treinos em COMPANHIA!

 

Apoios Corridas & Companhia 

Physiokinesis Clínica Fisioterapia  |  Bemnutrir  |  EU nutrition

 

*foto Physiokinesis Clínica Fisioterapia

Anúncios