Crónica VIII diário de um ultrarunner

le.são ¹

(latim laesio-onisferida)

substantivo feminino

1. Qualquer doença ou moléstia num órgão.

2. Pancadacontusãoequimose.

3. Prejuízodano.

4. [Direito]  Violação de direito

 

Sem pedir licença, esta le.são bateu-me à porta!

E mais do que a “ferida” física, tentou levar-me a moral que alimenta este meu desejo de atingir os objectivos a que me proponho diariamente.

Como é fácil para esta senhora, a le.são, puxar-nos o tapete e achar que consegue levar a dela avante.

Mas o meu conta quilómetros tenta com unhas e dentes que eu não cometa os mesmos erros do passado.

Antes teria imperado a minha teimosia e principalmente orgulho em cumprir objetivos a todo o custo. Agora, sair da situação, analisá-la, perceber a origem do problema e reorganizar para resolvê-la. Para que no futuro seja evitada.

O sintoma desta senhora le.são de seu nome tendinopatia, manifestou-se sob a forma de dor  aguda no joelho direito que me impedia de correr.

Impediu-me de correr a pouco mais de uma semana do 2º objectivo deste ano, o Inatel Piodão Trail Running.

Mas agora analisando o tema com mais distância, antes da dor, vieram as dores musculares fortes na perna esquerda e antes disto uma virose que me deitou o sistema imunitário abaixo.

Ao bom estilo de Agatha Christie, a culpada não foi a virose e tudo o que veio depois, o grande mentor deste problema terá sido uma forte pancada no pé direito durante um treino ou prova (acho eu porque não me lembro exactamente) e afectado o ligamento perónio-astragalino (adoro este nome). Este incidente que terá ocorrido há dois meses, inconscientemente fez-me utilizar a perna direita como muleta, desequilibrando todo o meu corpo.

O resto da novela já sabem.

Não pude participar no meu segundo objectivo do ano e terei de reorganizar calendário 2016, mas estou muito contente com a decisão tomada em equipa. Sem o apoio fundamental do mister João Ribeiro e da Physiokinesis Clinica de Fisioterapia, não seria possível contornar este obstáculo e fazer uma recuperação saudável.

Como o Monsieur Poirot e o Mr.Sherlock Holmes estou feliz de ter descoberto a origem deste puzzle chamado le.são.

Mais uns dias e voltamos aos trilhos em força!

 

Boas recuperações em COMPANHIA!

 

Apoios Corridas & Companhia 2016

Physiokinesis Clínica Fisioterapia  |  Bemnutrir  |  EU nutrition

 

*foto Pedro Barbeitos
¹  in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/les%C3%A3o [consultado em 06-04-2016].
Anúncios