Novo Plano Alimentar by Bemnutrir | parte 2

Desafios ou obstáculos…

Com o plano do Bemnutrir nas mãos, começou o estudo para aplicá-lo da melhor forma as indicações do nutricionista.

Mas perante esta papelada novos desafios,  que se poderiam tornar obstáculos, se colocavam.

  1. Fruta
  2. Natal
  3. Férias e Ano Novo
  4. Aniversário
  5. Porções e Equivalências

Ponto 1  | Para quem me conhece, sabe que a fruta não fazia parte do meu menu habitual.  Tirando algumas frutas sazonais como morangos, pouco mais e muito de vez em quando. Não fazia, porque essa premissa agora pertence ao passado! 3 a 4 peças de fruta diariamente. Com 5 a 6 frutas diferentes de momento, mas a aumentar exponencialmente.

FullSizeRender-2.jpg

Ponto 2 | Começar um plano alimentar em plena época natalícia podia tornar-se um grande obstáculo, mas a determinação estava primeiro. E o suporte psicológico para uma mudança destas nunca poderia basear-se que isto seria um castigo. Poderia começar no Natal como noutro dia qualquer, o esforço deveria ser o mesmo. Este plano não me priva de comer, mas sim muda a minha forma de comer. Por isso apenas exigiu adaptação e motivação.

Ponto 3 |Mais do que o Natal, as férias que tive nos últimos dias de 2016, preocuparam-me mais, uma vez que tinha de fazer refeições fora de casa.

E a política de férias em países desconhecidos que vigora cá em casa, significa sandes ao almoço e jantar em casa.

Por isso mochila cheia de manhã com os lanches e almoço do dia. Tudo é possível quando se quer muito.

IMG_0334

Ponto 4 | Para completar esta trilogia, Natal, Ano Novo, faltava o meu aniversário. Mas tal como nos restantes acontecimentos, a filosofia foi a mesma. E já levava 15 dias de plano alimentar.

Ponto 5 | Este tem sido o maior desafio adequar as porções dos alimentos. No início ainda precisava de pesar para acertar as dosagens de cada grupo de alimentos, mas agora já consigo fazer a olho. E a minha adorada tabela de equivalências, que no início servia para substituir alimentos que não gostava tanto. Mas agora já tem uma utilidade mais abrangente de variar os alimentos que como dentro de cada grupo alimentar.
Em breve terei nova consulta e novos elementos para alimentar esta mudança.

Podes ainda ler a parte 1 deste artigo neste link.

Bons treinos em COMPANHIA!

 

 

 

 

Apoios Corridas & Companhia 2016

Physiokinesis Clínica Fisioterapia   |   Bemnutrir

 

* foto Pedro Barbeitos

Anúncios