Diário de um ultra maratonista 18/18

Eu sei que demorou bastante a sair o post da última semana de treinos desta missão ULTRA!

Mas foi de uma necessidade extrema, esta pausa de praticamente um mês depois do Arrábida Ultra Trail (em breve sai a review).

Reflexão, novas metas e muito trabalho foram os pontos desta ausência.

E já está… já posso dizer que terminei uma ULTRA!!!

fotografiaAinda no começo em Vale dos Barris

18 semanas de treino com muito suor e lágrimas!!! Aproximadamente 1061 kms percorridos, em 123 horas desde Julho. E muitas mais horas de treino complementar de força, core e flexibilidade.

Foi sem dúvida, o desafio mais exigente, mas o treino delineado para esta missão, funcionou na perfeição. Tinha como meta terminar a minha primeira ultra. E assim foi, quase 13 horas de prova, concluidas de forma tranquila, gerindo o esforço até ao último detalhe.Diploma_01

Terminei satisfeito e a pensar já em novos voos. De todas as provas de longa distância que realizei, foi a menos sofrida e a mais gozada. Nas anteriores maratonas, Madrid e Milão, o treino não foi o melhor e a gestão da prova, por falta de experiência, acabou por originar bastante sofrimento no durante e no após.

IMG_9894Depois da canjinha quente aos 62 kms

Mas todas tiveram o mesmo misto de emoções no final, a satisfação gigantesca de superação pessoal e tristeza ou insatisfação por ter terminado. Esta última porque mal se consegue ver a luz ao final do túnel nos últimos kms de prova, já estou a pensar no desafio que se segue.

E neste caso em particular, senti mesmo que ainda conseguia fazer mais kms. Confesso que tenho o sentimento parvo que isto ainda não foi uma ultra… na minha cabeça, ultra que é ultra, tem 3 dígitos!

Aproveito para agradecer a todos os que me apoiaram, em particular ao Jonn Ribeiro que me aturou e treinou ao longo destes meses. À família lá de casa e arredores que apesar de algumas ausências aos domingos de manhã, sempre estiveram lá. Ao Miguel Ferreira, à Anabela Rodrigues pelas dicas e a todos os ultra runners que fui conhecendo neste percurso.

Descobri uma nova paixão, ULTRA TRAIL!

O plano desta semana:

SEGUNDA -FEIRA

10  km | fartlek  | 5 km + 10 km –  1:32:59 + 2 circuitos força + 1 circuito  core + 1 circuito flexibilidade

TERÇA -FEIRA

25-30 km | fartlek  | 22,89 kms – 6’41”/km – 2:32:59 + 1 circuito flexibilidade

QUARTA – FEIRA

10 km | fartlek  | 6’02”/km – 1:00:35 +  1 circuito  core + 2 circuitos flexibilidade+ SMR

QUINTA – FEIRA

descanso

SEXTA – FEIRA  

descanso

SÁBADO

descanso

DOMINGO

Arrábida Ultra Trail  82,9 Km – 12:49:32

Legenda – verde=previstos | vermelho = alcançados

Sigam os vossos sonhos sempre em COMPANHIA !

* Foto: Pedro Barbeitos e Cristina Rocha
Anúncios