Diário de um ultramaratonista 13/18

Confiança!!!

Uma semana de grandes confirmações.

Depois de uns milhares de kms corridos nos últimos dois anos, posso afirmar e comprovar que na corrida 30% do desempenho se deve à preparação física e 70% depende unicamente do treino mental. É claro que estas percentagens não se baseiam em nenhum estudo científico. Servem apenas para reforçar a extrema importância da nossa mente na corrida.

Tudo depende de uma boa gestão mental, da motivação constante e da confiança que cada um deposita no seu corpo e nas suas capacidades.

E esta semana confiei no meu corpo. Dei-lhe oportunidade de mostrar que estava preparado para as subidas. Sempre a correr! Pernas fortes!

fotografia 4

pulverizei subidas…

Até aqui tinha encarado as subidas de uma forma cautelosa, fosse um treino ou prova. Subindo maioritariamente a andar a um ritmo rápido. Já no GTSA tinha ficado com a pulga atrás da orelha, chegando ao final da prova a sentir que podia ter puxado mais nas subidas.

Depois de fazer um par de treinos com o meu amigo Diogo Cunha, que é um verdadeiro trotamontes, decidi arriscar.

Motivado ainda mais pelos comentários do treinador João Ribeiro, que insistia que estava mais do que preparado, fiz todos os treinos da semana em Monsanto e longão na Serra de Sintra.

Terminei a semana com cerca de 5000 metros de acumulado e absolutamente viciado em subidas, sempre a correr e a um ritmo bastante simpático.

Acabei a semana com um grande treino. Um dos aspectos que me faltava testar para os desafios, Trail da Serra da Lousã e Arrábida Ultra Trail, era a chuva. E no domingo isso não faltou.  Tinha 30 kms para cumprir e às 6h30 de Domingo a cama estava tão quentinha.

fotografia 1

Sol onde andas tu ?

Chovia copiosamente e só pelas 7h30 é que consegui chegar à Lagoa Azul.  Esperei ainda 20 minutos para enfrentar a grande tormenta. Ganhei coragem e foi subir, subir, subir… rapidamente parecia que estava a nadar porque do cimo da serra, vários riachos se desenhavam.

fotografia 2

grande treino de natação

Por ter atrasado o arranque do treino, tive que encurtar o final e ficar pelos quase 24 kms. Não vai ser fácil se chover nos 42 kms na Lousã ou nos 80 kms na Arrábida, mas desafio superado e bastante molhado.

Faltava-me confiança!!!

O plano desta semana:

SEGUNDA -FEIRA

Descanso

TERÇA -FEIRA

12 km | continuo intensivo ( 5’00” – 5’20” ) +  13,5 kms 5’57”/km – 1:20:20 + 2 circuitos de pernas + 3 circuitos core + 2 circuitos flexibilidade

QUARTA – FEIRA

15 km| fartlek ( trail )  | 7’00”/km – 1:45:09 + +rampas ( 85%) – 10 series com recuperação abaixo das 120 bpm SMR+  2 circuitos core

QUINTA – FEIRA

12 km | fartlek ( trail) |  | 6’37”/km – 1:21:44 +  2 circuitos  pernas + 2 circuitos flexibilidade + SMR

SEXTA – FEIRA  

15 km |  (trail) fartlek 7’00-7’30”   | 6’49”/km – 1:42:20 + + rampas ( 85%) – 8 series com recuperação abaixo das 120 bpm + 2 circuitos core

SÁBADO

3 circuitos core + 2 circuitos flexibilidade + SMR

DOMINGO

30  km |  (trail) fartlek 7’00”-7’30”  | 23,3 kms | 8’10”/km – 3:10:20 + 2 circuitos flexibilidade

Legenda – verde=previstos | vermelho = alcançados

Bons treinos em COMPANHIA !

* Foto: Pedro Barbeitos
Anúncios