Diário de um ultramaratonista 3/18

Primeira semana de treino cardio! Yupi !

Já não corria há tempo demais! Isto de imaginar corridas só na cabeça, chega a um ponto que começa a dar voltas e voltas sem parar.

O entusiasmo estava ao rubro, ainda mais que me encontrava de férias e durante a semana ia ter a oportunidade de treinar em cidades diferentes.

A primeira corrida aconteceu à beira do rio Sena em Paris, uma cidade que respira corrida, basta olharmos à volta e vemos atletas por todo o lado. IMG_1254

á beira do Sena

   

Tive oportunidade de verificar na zona onde estava hospedado, na casa de um amigo, que bem perto havia um centro desportivo, com pista para atletistmo, campo de futebol, rugby, basquetebol, piscinas, pavilhão para ginástica… um verdadeiro centro de alto rendimento. E os preços de utilização/formação eram fantásticos, nas mais variadas modalidades. Falta investir tanto aqui em Portugal!

Continuando a semana consegui correr ainda em Lisboa/Parque das Nações, Almada/Parque da Paz e Lisboa/Monsanto.

IMG_1290

parque da Paz em Almada

 

Não corria desde o final de Junho, depois da minha pausa total de 3 semanas e a máquina cardio estava um pouco enferrujada. O corpo reagiu bem a todos os treinos, mas sempre que fazia por rodar abaixo dos 5’00” ou 5’30”, ele dizia que era demais. Aliás como se pode ser pelos ritmos previstos e os alcançados.

IMG_1321

as subidas e descidas de Monsanto

 

O suporte físico está encaminhado e nada de dores ou contrariedades, agora começa a fase de entrar nos eixos quanto à disciplina alimentar e de treino. 

Com o aumento da intensidade e volume de treino, a alimentação e descanso são factores decisivos. Onde sinto logo é na falta de “combustível” se a alimentação não começa a ser mais cuidada. Os famosos hidratos de carbono não podem faltar!

Vou passar a mostrar os ritmos previstos e os alcançados no plano semanal e ainda a incluir os desníveis pelo menos dos treinos de trail ao domingo. Esta semana isso ainda não foi possível porque a app da Nike que normalmente utilizo não facilita essa leitura.

O plano previsto desta semana (comecei só na terça-feira mas deveria ter sido segunda-feira) :

TERÇA -FEIRA

10 Kms | contínuo <5’30” | 5’59”/km – 59:51 + 1 circuito flexibilidade

QUARTA – FEIRA

3 circuitos core + 1 circuito flexibilidade

QUINTA – FEIRA

10 Kms | contínuo <5’30” |5’40”/km – 56:39

SEXTA – FEIRA

8 Kms | variado  3 minutos <5’00” + 3 minutos <5’30” | 5’49”/km – 46:33 + 2 circuitos core

SÁBADO

3 circuitos core + 1 circuito flexibilidade

DOMINGO

1º dia trail | 12 kms | 7’01”/km – 1:24:10

 

 

Bons treinos em COMPANHIA!

* fotos Pedro Barbeitos

Anúncios