Calendário de provas para a missão Ultramaratona !

fotografia (2)

 Ficou a marinar e demorou um pouco a sair do forno, mas cá está!

As provas eleitas para complementar o meu duro plano de treino para a minha nova missão.

Os critérios para a seleção foram vários, desde aproveitar as férias no centro do país até ao grau de dificuldade do percurso.

Inicialmente tinha proposto um calendário de provas bastante preenchido, duas provas por mês, inseridas no já preenchido plano de treinos. Felizmente o João Ribeiro, fez-me descer à terra e reduziu a escolha a três.

1º TRAIL DA BENFEITA

A 16 de Agosto começo com os 26 Kms do Trail da Benfeita realizada na aldeia do Xisto da Benfeita no concelho de Arganil. Uma prova com partida e chegada junto da Praia Fluvial desta aldeia, que irá percorrer caminhos inseridos na Serra do Açor, passar por verdadeiros postais desta freguesia como a Cascata da Fraga da Pena, a Mata da Margaraça, como a própria organização descreve na apresentação da prova.

Aproveitando  a envolvência quase romântica do trail, decidi integrar cada vez a minha família na prática de desporto, acompanhando-me e participando na provas. Neste caso terão uma caminhada de 7 kms para desfrutar destas magníficas paisagens.

2º GRANDE TRAIL SERRA D’ARGA

Se tiver sobrevivido aos treinos até dia 28 de Setembro, tenho 33 kms com um desnível de 3800 m acumulado, percorrendo trilhos da Serra D’Arga passando pelas aldeias preservadas de S. João d’Arga, Mosteiro S. João de Arga, Arga de Baixo, Arga de Cima, Cerquido e S. Lourenço da Montaria.

Vou tentar que o petiz participe no Trail Jovem de 1000 m que parte do Alto da Serra D’Arga até à Sra do Minho.

Se tudo correr bem para o ano arriscarei na prova rainha, a ultra de 53 kms e 5000  D AC .

Uma prova organizada pela equipa do Carlos Sá e da qual tenho tido excelentes referências!

3º TRAIL SERRA da LOUSÃ

Para terminar em beleza, os 42 Kms com desnível de 2500 m acumulados, inseridos no conjunto de provas do UTAX – Ultra Trail Aldeias de Xisto

Dia 18 de Novembro terei garantida a passagem em várias Aldeias do Xisto, no Trevim (ponto mais alto da Serra da Lousã), em Santo António da Neve e em duas Praias Fluviais. Segundo a organização os trilhos de ligação entre as aldeias, ribeiros e miradouros revelam-se autênticos paraísos para a prática do trail running.

A crianças mais uma vez não foram esquecidas o meu filho deverá participar no AXTrail Kids (dos 6 aos 16 anos).

Para além das provas de 100 kms (UTAX), 42 kms, (TRAIL da LOUSÃ), 20 Kms (MINI-TRAIL e CAMINHOS DO XISTO),conta com uma prova destinada a pessoas com mobilidade reduzida. A AXTrail da Inclusão será feita num percurso linear com equipas de 3 a 5 elementos que utilizarão joelettes, cadeiras todo-o-terreno mono-roda que permitem a prática de pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou com pisos mais irregulares

A terminar no objectivo da minha nova missão : 80 kms no ARRÁBIDA ULTRA TRAIL!

Quem se quer juntar à equipa da CORRIDAS & COMPANHIA ?

 

Bons treinos em COMPANHIA!

 

*foto Pedro Barbeitos

 

Anúncios