Lisbon Eco Marathon 2014

Última prova do calendário desportivo 2013/2014. Não estava prevista a minha participação, mas um desafio lançado por dois amigos, fez-me inscrever na segunda edição da Lisbon Eco Marathon. Depois de ter feito a minha segunda maratona em Abril, queria experimentar dar continuidade ao treino específico e correr duas provas de longas distâncias em pouco tempo. Tinha cerca de dois meses para me preparar para esta prova com características muito específicas. Apenas tinha feito uma prova de trail de 15 kms e nunca tinha corrido à noite. A preparação incluia, um a dois treinos semanais em Monsanto, um deles à noite. Como tive um mês Junho muito complicado, este plano não se cumpriu e mais do que faltarem kms nas pernas, os treinos de recuperação foram caindo, semana após semana. Pensei várias vezes em mudar para os 19 kms de prova, mas queria levar avante este desafio. O objectivo seria disfrutar ao máximo a prova e a paisagem a ritmo moderado. Semana da prova e já começavam os preparativos, ouço a campainha de casa e aqui vem a primeira surpresa, a entrega do kit de prova em casa. Uma bom apoio que dá a sensação de tratamento personalizado.

IMG_1030

Segundo relatos da primeira edição, a prova não seria fácil e pelo menos os preparativos de alimentação e hidratação não falharam. Fisicamente sentia que não estava preparado, mas mentalmente  sabia o que era preciso para uma distância destas. Dia da prova e a ansiedade imperava na minha preparação. Mala pronta com tudo o que seria preciso: frontal, dorsal, t-shirt, alimentação,mochila…

IMG_1057

Chegado ao local, já tudo estava a postos e espírito do trail já era evidente. Apesar da minha pouca experiência nesta vertente, é notória a diferença com provas de estrada. Rapidamente já estava em amena cavaqueira com outros participantes. Quase hora e meia antes da partida foi tempo suficiente para organizar os últimos detalhes e ainda ouvir o briefing obrigatório para a maratona.

IMG_1062

19h30 e começa a prova, cá na parte de trás,de forma descontraída apesar do nervosismo habitual em arranque de prova.

IMG_1065

E depois dos primeiros kms começam as subidas ainda em alcatrão. Regra máxima para o resto do percurso, subidas são para recuperar e maioritariamente feitas a andar em ritmo acelerado.

Tinha traçado como meta fazer pelo menos os 20 kms antes do escuro total. E pareceu-me que seria possível.

E feitos os primeiros 9/10 kms e começamos a entrar nos trilhos de Monsanto. Para segunda prova de trail, parece que não escolhi nada mal. Ambiente, cinco estrelas, dificuldade variada no percurso.

Entrando no espírito do trail com bom companheirismo e alguns dedos de conversa, mais ou menos, de 5 em 5 kms, arranjava companhia nova e trocávamos algumas impressões sobre corrida e a vida em geral.  Em 42 kms há sempre espaço para tudo.

IMG_1077

Quase duas horas e meia depois, 21 kms feitos e os trilhos de escuro total já exigiam a presença constante da luz do frontal. Estreia na corrida noturna, versão todo o terreno, com o BLACK DIAMOND SPOT de 130 lumens. Mesmo não tendo experimentado muitos modelos, este portou-se muito bem durante todo o percurso.

Até aqui todo o percurso estava bem sinalizado, sempre com voluntários muito bem dispostos a encaminhar devidamente todos os atletas. E agora de noite faziam-se notar a pequenas marcas reflectoras, ora no chão, ora afixadas num poste, pedra ou árvore.

Em todas as zonas de abastecimentos, que me pareceram mais do que suficientes, era possível beber água  no local ou encher os depósitos individuais. Aproveitem sempre para me refrescar e como levava um depósito cheio desde o inicio, fui distribuindo ao longo de toda a prova.

30 kms e nada de dores, as pernas pareciam responder bem. 35 kms e agora entrávamos na fase final do percurso, pouco mais de quatro horas e já não havia nada que me fizesse parar para terminar esta prova.

Tenho de salientar que os últimos kms não foram fáceis. Não pelo cansaço físico, mas o cansaço metal de um final de etapa, nada atraente pela ciclovia até ao Parque Eduardo VII.

Recta final e um misto de sensações gigantesco. Missão cumprida! Terceira meia maratona de sempre e segunda de 2014.

4:56:26 de grande satisfação com direito a bifana e medalha! Uma prova a repetir de certeza em 2015.

Image-1


diplomaecomarathon

Resumo:

Pontos positivos | + organização  (voluntários 5*) + kit corrida (entregue a casa) + percurso

Pontos negativos | -falha na prova dos 19 Kms (que ficou reduzida a 15 Kms, mas assumida e bem resolvida pela organização)

Boas maratonas em COMPANHIA!

* Fotos  Pedro Barbeitos, Lisbon Eco Marathon e Colectivo 23

Anúncios