Gel energético ? O que é ? Como usar ?

IMG_0038photo

Amador, profissional ou apaixonado pela corrida, todos já experimentaram várias versões deste produto, com diversas formas e sabores.

As composições mais comuns no mercado são, basicamente, para repôr os níveis de hidratos de carbono. Porém, com o avanço tecnológico, dependendo da marca do gel, existem saquetas que, além de hidratos de carbono, fornecem eletrólitos – sais minerais como sódio e potássio, eliminados na corrida pelo suor.Existem ainda os que possuem, BCAAs, o que pode retardar a fadiga, melhorando ainda mais o desempenho. Os geis mais consumidos variam de 40 à 160 calorias, dependendo da quantidade dentro da embalagem.

Mesmo assim, é importante salientar que uma refeição completa antes e depois dos treinos e provas não pode ser substituída por este suplemento. Alimentos ricos em hidratos de carbono, como pães e torradas, de preferência integrais, massas, arroz e batatas, são opções ideais para antes da corrida.

Além de uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, que dão ainda mais vitaminas e nutrientes essenciais ao organismo. Depois da atividade física, além do cardápio pré-corrida, aliar proteínas animais (frango, leite, carnes e queijos magros) e vegetais (como a soja, em diversas formas) e uma boa hidratação é também importante.

Hidratos de Carbono em gel: quando e como usar? O gel  oferece energia de rápida absorção: a glicose. Ela é utilizada pelas células como fonte energética, mantendo a disposição e o rendimento na prática da atividade física. Deve ser utilizado em atividades intensas e prolongadas.

Corrida de até 1 hora: Apenas água
– Duração de 1h30min: 1  Gel a cada 45 minutos
– Duração de 2 horas: 1 Gel a cada 30 minutos (a partir dos 40 minutos)
– Duração de 3 horas: 1 Gel a cada 25 minutos (a partir dos 40 minutos)
– Duração de 4 horas: 1 Gel a cada 20minutos (a partir dos 40 minutos)

Há quem tome dois ou três unidades de gel em treinos e provas de 10 km, com a intenção de aumentar o rendimento na corrida. Certo ou errado? Errado. Essa quantidade pode estar acima do necessário para a maioria das pessoas, não proporcionando benefícios adicionais.

Para os 42 Kms tenho seguido este plano.

Antes da corrida 2 gelatinas ENERVIT

enervit 2

Até aos 10 kms só água e a partir daí de 5 em 5 kms isotónico.

enervit 1

10 k, 15k, 20k, 25k – 1 gel ENERVIT

30k,35k,40k – 1 gel POWEBAR HYDRO

powerbar

Depois uma barra para repôr energias.

Em treinos longos funcionou bastante bem. Vamos ao teste na próxima maratona.

 

Boas corridas cheias de energia em COMPANHIA!

*foto Pedro Barbeitos

Anúncios