Diário de um maratonista 4/23

Frio e chuva! Finalmente!

Eu sou fã destes dois elementos para correr. Cada vez mais, percebo que funciono melhor a temperaturas baixas. Apesar de sonhar em realizar a Marathon des Sables, acho que a Polar Circle Marathon será mais adequada.

Para tempo frio, entre 0ºC e 10ºC, acrescento alguma indumentária, mas sem exagero. Não sou daqueles corredores que alguns graus a menos, vestem-se como se fossem para a Sibéria. Não prescindo das luvas, pelo menos para uma fase inicial do treino, corta vento ou camisola de manga comprida e por vezes calças ou calções abaixo do joelho. Gorro não consigo usar, mas um boné faz o efeito.

Imagem

a chuva chegou…

Para os dias de chuva, tenho usado um impermeável básico, daqueles que se fecham numa bolsa. Depois de dois testes, não fiquei muito convencido. Não fiquei molhado da chuva, mas como o tecido não tem qualquer respiração, “choveu” dentro do casaco. Escusado será dizer que ao fim de uma hora de treino, baixava os braços e corria um rio…

Tento que em todas as semanas de treino, haja uma cereja no topo do bolo. Neste caso tinha 3, o frio, a chuva e o treino de Domingo.

No fim de semana para além de uma verdadeira maratona ao volante de uma carrinha de mudanças, com 1000 kms registados, tive a oportunidade de treinar no alentejo.

Imagem

as rectas intermináveis de Pias

No Domingo como tinha de continuar mudanças, acordei pelas 7h00 para ir correr em Pias. 21,10 Kms, céu limpo e 7ºC, mas realfeel de 3ºC. Percurso entre Pias e Serpa, ida e volta. Um treino de estrada com uma paisagem invejável com descidas e subidas. Para meu espanto, novo recorde pessoal, 1:49:28. Pela primeira vez senti que daqui a umas semanas de treino vou ser capaz de correr esta distância com uma média entre os 4’00”-4’30”/km.

Imagem

o nova marca pessoal

Esta semana complementei a corrida com 2 treinos de natação (1500 metros + séries) e um de TRX :
5 Kms RL
10 Kms RL
5 Kms RL
10 Kms RP
21,10 Kms RC.

Recomendação da minha “treinadora” parar temporariamente com o TRX porque tenho sentido as pernas cansadas e suplementar e melhorar a minha alimentação.

Boas corridas em COMPANHIA!

*foto Pedro Barbeitos

Anúncios